Rede Predial - Recomendações

ÁGUA ESTAGNADA

A Água estagnada nas tubagens de abastecimento de água, seja em zonas da rede, com pouca densidade de locais de consumo, por pouco consumo, ou por falta de utilização, pode gerar alterações na qualidade da água devido à perda de desinfetante residual e/ou ao contacto com os materiais da rede predial.

 

De modo a prevenir alterações na qualidade da água fornecida pela rede pública, recomenda-mos algumas medidas de proteção aos clientes, através de alguns cuidados com a sua rede interna, o sistema predial:

 

• Se esteve ausente de casa durante algum tempo deixe correr a água durante alguns minutos antes de a consumir para que a água seja renovada.

• Se a canalização for antiga e a água apresentar uma cor amarelada/acastanhada, deixe-a correr na primeira utilização do dia, devendo ser igualmente equacionada a substituição da rede predial por tubagens de material não corrosivo. Se se aperceber que apenas acontece na água quente, proceda de imediato á manutenção dos equipamentos do item seguinte

• Mantenha os depósitos de água quente (termoacumuladores, depósitos dos painéis solares, etc.) a uma temperatura superior a 60°C, de modo a reduzir o risco de crescimento bacteriano, efetue a manutenção periódica adequada.

• Garanta a manutenção adequada do sistema de água. Deve limpar, desinfetar e efetuar manutenção preventiva com regularidade aos dispositivos e equipamentos que produzem aerossóis, como chuveiros, humidificadores, torres de arrefecimento e banheiras de hidromassagem, entre outros.

• Verifique o correto funcionamento de alguns acessórios que pode ter na sua rede predial, tais como: válvulas de segurança, válvulas redutoras de pressão e vasos de expansão.

 

COR BRANCA

 

A eventual ocorrência de cor branca na água da torneira deve-se à existência de ar dissolvido na água, com a formação de pequenas bolhas.

É originada, principalmente, por oscilações de pressão nas tubagens ou reservatórios que tornam a água, momentaneamente, esbranquiçada.


Esta aparência é pontual e passageira, e não afeta a qualidade da água. Se deixar a água repousar por alguns instantes num copo transparente, verá como a água volta a ficar límpida.

 

COR CASTANHA OU AVERMELHADA

 

A eventual ocorrência de cor castanha ou avermelhada na água da torneira é devida à presença de minerais como o ferro e/ou o manganês.
Alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água poderão originar uma turvação castanha, originada pela formação e arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens
metálicas.
Pode minimizar a situação se deixar correr a água durante algum tempo até voltar a sair límpida.

Se esta situação fo recorrente, e não tenha existido nenhum corte de fornecimento, deve verificar se acontece em toda a rede predial, se apenas na água quente, ou em alguns pontos, e proceder á sua manutenção, ou mesmo substituição.

 

CHEIRO OU SABOR A CLORO

 

A eventual ocorrência de cheiro ou sabor a cloro na água da torneira resulta do processo de desinfeção da água.
O cloro é adicionado à água com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água na rede pública. Por essa razão, uma quantidade residual de cloro é mantida na rede até à nossa torneira.

Assim, é possível que note um ligeiro cheiro ou sabor a cloro ao beber água da torneira. No entanto, estas pequenas quantidades de cloro na água garantem a sua desinfeção e não representam qualquer perigo para a saúde.


Para eliminar o cheiro a cloro basta deixar a água repousar cerca de meia hora ou guardar a água no frigorífico, devidamente acondicionada.

 

 

ATRAVÉS DE UM CLIQUE NESTE TEXTO, pode efetuar o download do caderno de sensibilização, a qualidade da água da torneira, elaborado pela entidade reguladora.