Notícias

ÁGUAS DA TEJA deu aula na Universidade sénior Rotary Club de Trancoso

Na apresentação efetuada começamos por fazer uma viagem no tempo, pelas dificuldades já sentidas pela escassez de água no abastecimento de água ao concelho de Trancoso, com fornecimento de água em dias alternados e apenas em algumas horas nas décadas de 80 e 90, ultrapassadas pela albufeira da Teja e todo o sistema de distribuição, passando pelas dificuldades sentidas nos últimos anos nos concelhos vizinhos. Foi nosso objetivo passar a mensagem que a água e o seu ciclo natural podem até nunca acabar, mas nem sempre está onde e como a precisamos!

Através do mapa do sistema, convidámos a plateia a perceber que a água é sempre água, seja quando está numa albufeira, seja quando se transforma em esgoto, vincando a importância de não tratar este como se de um caixote do lixo se tratasse - a natureza devolver tudo o que lhe damos!

Gerimos e protegemos a água sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida dos Trancosenses, e nesse sentido explicámos a importância e as ações do ciclo urbano da água que fazem parte do trabalho diário que a Águas da Teja desenvolve. A gestão focada e profissional do recurso é essencial e comparamos por isso a água não faturada nos diversos concelhos da CIM Beiras e Serra da Estrela que varia entre os 19,5% em Trancoso e 70,2%, variando as perdas reais entre os 25l/ramal dia em Trancoso e os 187. São, apenas na área desta CIM cerca de 18 milhões de litros de água por dia perdidos!

Dar valor à agua, e não o valor monetário, porque esse representa para os dois serviços (água e saneamento) em Trancoso cerca de 50 cêntimos por dia, ou seja menos que um café, mas sim o valor de cuidar e proteger, focando que sem ÁGUA não há VIDA! Atribuir mais valor a toda a cadeia de serviços do ciclo urbano da água, que nos permitem repetir diariamente gestos simples como abrir uma torneira e ter disponível água segura, ou despejar um autoclismo e dar à água residual um destino adequado.

Como sem prática, a teoria não tem o mesmo valor efetuamos uma visita explicativa à barragem da Teja, à Estação de Tratamento de Água da Teja e á Estação de Tratamento de Águas Residuais da Quinta do Seixo.

Com a visualização do vídeo #missionwater, do grupo SAUR, grupo a que pertence a Águas da Teja, convidámos todos os presentes a juntarem-se à nossa missão.